Menu                           









  www.pedronunes.pt

Comemorações dos 500 anos de Pedro Nunes

“O séc. XVI pode ser chamado na história da Matemática ibérica o Séc. de Pedro Nunes. Portugal teve neste século a hegemonia das Matemáticas na nossa Península, não porque tivesse muitos cultores destas ciências, mas porque Pedro Nunes por si só vale por muitos.
Nos variados ramos da referida ciência de que tratou, nenhum outro matemático português ou espanhol o igualou.”

Francisco Gomes Teixeira,
História das Matemáticas em Portugal,
Lisboa, 1934





Agradecimentos:
a todos os que facultaram informação
ao Professor Henrique Leitão pelo apoio científico

E-mail

Publicações comemorativas dos 500 anos de Pedro Nunes




O Comentário de Pedro Nunes à Navegação a Remos

O estudo O Comentário de Pedro Nunes à Navegação a Remos é da autoria de Henrique Leitão, doutorado em Física e investigador na Universidade Clássica de Lisboa. Trata-se de um estudo crítico a um texto de Pedro Nunes Uma anotação sobre o problema mecânico em Aristóteles acerca do movimento das embarcações a remos, editado em Coimbra, em 1573. A parte final do livro apresenta o texto latino original da obra de Pedro Nunes e a sua tradução para português.


PETRI NONII SALACIENSIS OPERA

Esta obra é uma reprodução facsimilada da edição de PETRI NONII SALACIENSIS OPERA publicada em Basileia em 1566. PETRI NONII SALACIENSIS OPERA foi impressa em latim e é uma das obras de Pedro Nunes mais conhecida na Europa. O original pertence à Biblioteca Matemática da Universidade de Coimbra e encontra-se em bom estado de conservação. A presente edição teve o apoio da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, do Departamento de Matemática, do Centro de Matemática e do Observatório Astronómico.



Pedro Nunes – Obras, Vol. I

“Tratado da Sphera & Astronomici Introductorii de Spaere Epitome” é o primeiro volume da edição das obras de Pedro Nunes que a Academia das Ciências decidiu editar integralmente de forma a comemorar os 500 anos do mais ilustre matemático português.
A presente edição é da responsabilidade de uma Comissão Editorial, constituída por membros da Academia das Ciências e acompanhada por uma Comissão Científica.
A edição foi apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.



Oceanos é uma revista publicada pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
O número 49 é dedicada ao grande matemático Pedro Nunes.
Envolve um conjunto de artigos sobre a sua vida e a sua obra escritos por especialistas.











Gazeta de Matemática é uma publicação bianual da Sociedade Portuguesa de Matemática. Este número destinado a comemorar o V Centenário do nascimento de Pedro Nunes contém artigos de autores nacionais e estrangeiros sobre a sua obra.











Catálogo da exposição “Pedro Nunes (1502-1578): novas terras, novos mares, e o que mays he: novo ceo e novas estrellas” que decorreu de Maio a Setembro, na Biblioteca Nacional, Lisboa.














Imprimir

    ©2002-2017 Ciência Viva